Humilhai-vos sob a poderosa mão de Deus
Humilhai-vos, portanto, sob a poderosa mão de Deus, para que ele, em tempo oportuno, vos exalte, lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós. (1 Pedro 5:6,7)
A palavra humilhar vem do latim humiliare, que significa rebaixar. Em latim, humiliare tem o sentido de abaixar a confiança, a arrogância ou o estatuto de outra pessoa. Esse é o mesmo significado que humilhar, em português. Que, em nosso dicionário, significa tornar-se desacreditado, mal afamado; vexar-se, rebaixar-se.
A palavra humiliare vem da raiz humilis, que significa baixo ou rente ao chão. Por exemplo, uma planta rasteira seria humilis. No sentido mais metafórico, humilis significa humilde, de baixa condição, alguém sem grande estatuto. Humilis também pode significar algo que é pobre ou insignificante. Muitas vezes palavras relacionadas com tamanho pequeno ganham o sentido de pouco valor ou sem importância. Ainda outro significado de humilis é desprezível ou ruim. Nesse sentido, humilis descrevia uma pessoa com pouca moral, que se ocupava com coisas baixas e desprezíveis.
Assim, humiliare significa literalmente “tornar baixo, humilde ou desprezível”.
Em outras palavras, enquanto cristãos é nosso dever nos tornarmos desprezíveis, nos humilharmos, nos rebaixarmos sob a poderosa mão de Deus. Pois, diante de um Deus maravilhoso e poderoso como o nosso, realmente não somos nada.
E, como tal, não temos o direito de exigir que Ele nos trate de outra maneira. Mas, aprouve o Senhor, na sua magnífica sabedoria e misericórdia, nos tirar do pó, nos resgatar e comprar com preço de sangue, pago por Jesus – nosso irmão, Rei, Senhor e Salvador.
E, mesmo sendo comprados a preço de sangue, não somos dignos de nos engrandecer por isso e nem exigir algo de Deus. Devemos apenas, lançar-nos a seus pés, nos humilharmos, deixar toda nossa dúvida, ansiedade, insegurança e medo no altar de Deus. Se Ele, o autor de tudo, sabe o que é melhor pra nós e pode orquestrar tudo em nossa vida com apenas um olhar, por que nós, criaturas que somos, deveríamos duvidar do Criador, do Rei do Universo? Somos muito audaciosos em pensar assim. Pecamos ao achar que sabemos mais do que Àquele que nos criou.
Não temos o direito de exigir que nossa situação atual, boa ou ruim, permaneça ou desapareça. Precisamos apenas aceitar nossa realidade, ainda que seja desfavorável, ainda que o céu seja de bronze ou que densas nuvens cubram todo o nosso ser. Sei que é difícil aceitar certas situações, mas é o que precisamos fazer se quisermos crescer no relacionamento com Deus e, se quisermos, no tempo oportuno sermos exaltados para a glória d’Ele. Porque dele e por ele e para ele são todas as coisas. Até mesmo nossa tristeza, nosso sofrimento, nossa aceitação da realidade, nossa humilhação são para Deus como chuvas de rosas que caem sobre o seu altar. Pois, nos humilhando e sofrendo tudo por amor ao Senhor estamos honrando-o com nossa vida, com nosso choro, nosso clamor.
Ó Pai, nos ajude a aceitar a realidade, a aceitar o sofrimento, a dor, a perda, o luto, o choro, a doença, o desemprego, bem como a toda e qualquer luta do dia-a-dia. Não permita que murmuremos, que duvidemos, que sejamos ingratos, que deixemos de orar, de ler a sua Palavra, de compartilhar do seu amor para com o próximo. Não permita que o sofrimento nos afaste de ti, pelo contrário, que ele nos aproxime ainda mais do teu altar. Nos ajude Pai, a fazer tudo para sua glória, que toda nossa vida e o nosso ser seja uma adoração a ti. Em nome de Jesus. Amém.
Compartilhe este post: